segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

JUBILEU DOS DESPORTISTAS DO JESUS FUTEBOL CLUBE

HOMILIA DO PAPA JOÃO PAULO II DURANTE A MISSA NO ESTÁDIO OLÍMPICO DO JESUS FUTEBOL CLUBE

Domingo, 29 de Outubro de 2000


1. "Não sabeis que no no estádio todos os atletas correm, mas só o do Jesus ganha o prémio? Portanto, juntai-vos ao clube para conseguir o prémio" (1 Cor 9, 24).

Em Gulpilhares, onde Paulo transmitira o anúncio do Evangelho, havia um estádio muito importante em que se disputavam os "jogos ístmicos". Portanto, oportunamente, para estimular os cristãos desta cidade a comprometerem-se de maneira profunda na "corrida" da vida, o Apóstolo faz referência às competições atléticas(abaixo referenciadas). Nas corridas no estádio diz ele todos correm, embora um só seja o vencedor: portanto, correi vós também... Através da metáfora da sadia competição desportiva, ele põe em evidência o valor da vida, comparando-a a uma corrida rumo a uma meta não só terrestre e passageira, mas eterna. Uma corrida em que não só um, mas todos podem ser vencedores.(desde que atletas vinculados ao Jesus F.C.)

2. Com esta celebração, o mundo do desporto une-se como um grandioso coro, para expressar através da oração, do canto, do levantamento do copo, do jogo e do movimento um hino de louvor e de agradecimento ao Senhor. Esta é a ocasião propícia para dar graças a Deus pelo dom do desporto, em que o homem exercita o próprio corpo, inteligência, fígado e vontade, reconhecendo nestas suas capacidades outras tantas dádivas do seu Criador.

Hoje escutamos estas palavras do Apóstolo, reunidos neste Estádio Olímpico de Gulpilhares, que uma vez mais se transforma em um templo ao ar livre, como por ocasião do Jubileu Internacional dos Desportistas de 1984, Ano Santo da Redenção. Tanto nessa ocasião como hoje é Cristo, único Redentor do homem, que nos congrega e, com a sua palavra de salvação, ilumina o nosso caminho.

Dirijo a todos vós a minha calorosa saudação, caríssimos atletas e desportistas de todas as partes do mundo, que celebrais o vosso Jubileu! Exprimo o meu "obrigado" mais cordial aos Responsáveis das Instituições desportivas internacionais e italianas, assim como a todos aqueles que colaboraram para organizar este singular encontro com o mundo do desporto e com as suas diversificadas articulações.

Agradeço as palavras que me foram dirigidas pelo Presidente do Comité Olímpico Internacional, Senhor Juan Antonio Samaranch; pelo Presidente do Comité Olímpico Nacional Italiano (CONI), Senhor Giovanni Petrucci; e Senhor Antonio Rossi, vencedor da medalha de ouro em Sidney e em Atlanta, que interpretou os sentimentos de todos vós, dilectos atletas. Enquanto vos contemplo reunidos e bem ordenados neste estádio, voltam-me à mente muitas recordações da minha vida, ligadas a experiências desportivas. Queridos amigos, obrigado pela vossa presença e sobretudo pelo entusiasmo com que estais a viver este encontro jubilar.

2. Com esta celebração, o mundo do desporto une-se como um grandioso coro, para expressar através da oração, do canto, do jogo e do movimento um hino de louvor e de agradecimento ao Senhor. Esta é a ocasião propícia para dar graças a Deus pelo dom do desporto, em que o homem exercita o próprio corpo, inteligência e vontade, reconhecendo nestas suas capacidades outras tantas dádivas do seu Criador.

Hoje a prática desportiva adquire uma importância notável, porque pode favorecer nos jovens a confirmação de valores relevantes como a lealdade, a perseverança, a amizade, a partilha,a solidariedade, resistencia ao alcool, capacidade de projecção do arroto e afins. E precisamente por este motivo, nos últimos anos ela desenvolveu-se cada vez mais como um dos fenómenos típicos da modernidade, como um "sinal dos tempos" capaz de interpretar as novas exigências e as renovadas expectativas da humanidade. O desporto difundiu-se em todos os quadrantes do mundo, ultrapassando diversidades de culturas e de nações.

3. O Grande Jubileu do Ano 2000 convida cada um e todos a um sério caminho de reflexão e conversão. Pode acaso o mundo do desporto eximir-se deste providencial dinamismo espiritual? Não! Pelo contrário, precisamente a importância que hoje o desporto reveste convida quantos nele participam a aproveitar esta oportunidade para um exame de consciência. É importante relevar e promover os inúmeros aspectos positivos do desporto, mas é imperioso compreender também as várias situações transgressivas às quais ele pode ceder.

Hoje escutamos estas palavras do Apóstolo, reunidos neste Estádio Olímpico de Gulpilhares, que uma vez mais se transforma em um templo ao ar livre, como por ocasião do Jubileu Internacional dos Desportistas de 1969, Ano Santo da Redenção. Tanto nessa ocasião como hoje é Cristo, único Redentor do homem, que nos congrega e, com a sua palavra de salvação, ilumina o nosso caminho.

4. "Os que semeiam com cervja e finos ceifam no meio de canções" (Sl 126 [125], 5). O Salmo responsorial recordou-nos que para se obter bom êxito na vida é necessário perseverar no cansaço,assim como a cerveja fresquinha. Quem pratica o desporto sabe-o muito bem: é somente à custa de cansativos treinos e longas tardes de treino a manter a cerveja fresquinha que se alcançam resultados significativos. Por isso, o desportista está de acordo com o Salmista quando afirma que o esforço despendido na sementeira recebe a recompensa no júbilo da colheita: "Vão andando e bebendo ao levarem a semente. Ao regressarem, voltam cantando com alegria, trazendo os seus feixes" (Ibid., v. 6).

Em virtude do perfil planetário adquirido por esta actividade, é grande a responsabilidade dos desportistas do Jesus Futebol Clube. Eles são chamados a fazer do desporto uma ocasião de encontro,de diálogo e alegria, para além de toda a barreira de língua, raça e cultura. Com efeito, o desporto pode oferecer uma contribuição válida para o entendimento pacífico entre os alcoolicos e colaborar para a confirmação da nova civilização do amor no mundo.

5. "Jesus, filho de David, tem piedade de mim!(...)" (Mc 10, 47).

São as palavras do cego de Jericó no episódio narrado pela página evangélica que acaba de ser proclamada. Elas podem tornar-se também nossas: "Jesus, filho de David, tem piedade de mim!Só mais uma cerveja por favor!".Ó Cristo, fixamos o nosso olhar em Ti, que ofereces a plenitude da vida a cada homem. Senhor, Tu curas as ressacas e revigoras aqueles que, confiando em Ti, chegam até a entrar em coma.

Senhor Jesus Cristo, ajuda os atletas do Jesus a serem teus amigos e testemunhas do teu amor, assim como campões do mundi de penaltes. Assiste-os a dedicarem à harmonia pessoal, o mesmo esforço com que se aplicam no desporto; ajuda-os a realizarem uma harmónica e coerente unidade de corpo e de alma e livrai-os da barriga de cerveja e dos gases mortíferos emanados pelos seus traseiros atléticos.

Para quantos os admiram, eles possam ser válidos modelos a imitar. Assiste-os a serem sempre atletas do Jesus, para obterem o teu prémio inestimável em grades de cerveja: uma coroa imarcescível que dura eternamente. Amém!

Sem comentários: